19/09/2016 - Tartaruga Movimenta Cultura e Conservação! De 19 a 25 de setembro, visite os Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Saiba mais. ↓
De 19 a 25 de setembro, o Projeto Tamar participa da 10ª Primavera dos Museus. Com o tema 'Museus, Memórias e Economia da Cultura', esta edição terá programações especiais nos Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Todos os anos, integram os eventos propostos pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM), e juntos já receberam mais de 15 milhões de visitantes. Este ano, exposições e atividades especiais vão mostrar como o trabalho de conservação das tartarugas marinhas no Brasil gera serviços e recursos, possibilita a inclusão de setores da população local na economia formal e permite a valorização das tradições culturais de cada lugar.
Embora se trate de uma questão biológica, o trabalho de conservação ambiental também depende de componentes sociais, culturais e econômicos. Esta integração entre o Tamar e as comunidades adjacentes resulta em novos acordos, que melhoram a qualidade de vida através de postos de trabalho e fomento ao senso de cidadania. O Tamar e todas as pessoas que vestem a camisa da causa ajudam a promover muito mais do que desenvolvimento socioeconômico: criou-se nas comunidades uma nova mentalidade, pois uma tartaruga marinha passou a valer muito mais viva do que morta.
Programe-se e venha participar com a gente:
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?