24/09/2016 - O guitarrista norte-americano Stanley Jordan faz apresentação, workshop de musicoterapia e lança CD Tamarear em evento especial dia 12 de outubro, com soltura de tartaruga marinha e gravação de vídeo com outros artistas. Leia mais. ↓
No mês de outubro, o Projeto Tamar, com o patrocínio da Petrobras, traz para a Praia do Forte-BA o guitarrista norte-americano Stanley Jordan, que vai hipnotizar mais uma vez o público em apresentação no palco do Tamar (12/10), acompanhado por outro mago das cordas, Dudu Lima, o tecladista Ricardo Itaborahy, e seus companheiros na batera, o lendário Ivan Conti (Mamão) e Leandro Scio. Stanley vai oferecer um workshop (11/10) de musicoterapia, aberto ao público, sobre o uso de técnicas da neurolinguística por musicoterapeutas. Vai haver também a aguardada soltura de um macho de tartaruga marinha, com 130kg e mais de um metro de casco. Reabilitado após ser resgatado preso a redes de pesca, agora poderá voltar para casa com a presença dos músicos, antes do concerto. Há expectativa de uma trilha sonora especial ao vivo para o trajeto da tartaruga até o mar.
A volta de Stanley ao Tamar se deve, dentre várias razões, à gravação ao vivo, durante a apresentação do dia 12, de duas faixas do CD Tamarear, que participa com Milton Nascimento e Dudu Lima Trio: o tema 'Tamarear' e 'Bella Fonte'. Vai também oferecer gratuitamente a oportunidade do público conhecer um pouco de seu trabalho com musicoterapia, em um workshop no palco do Tamar, dia 11 de outubro, às 20h. Porta-voz da Associação Americana de Musicoterapia, Stanley ministra aulas e palestras sobre o tema pelo mundo e online, através de seu website http://www.stanleyjordan.com, onde há mais informações sobre sua obra e biografia.
Stanley lida com a música como um esforço artístico, espiritual e de cura. Tem estado imerso há mais de uma década com musicoterapia e faz mestrado sobre o tema na Universidade Estadual do Arizona, nos EUA. Seu envolvimento com musicoterapia o leva a hospitais, escolas e a vários outros locais onde divulga o potencial da música para diversas curas, baseado em programações neurolinguísticas. O músico estará no Brasil a partir de outubro para uma turnê de 12 apresentações em diferentes cidades. Confira agenda em seu website. Assim como Milton Nascimento, Stanley Jordan selecionou no país o aplaudidíssimo Dudu Lima Trio para mais uma vez acompanhá-lo nesta nova turnê.
Música e tartarugas – O Projeto Tamar espalha a mensagem da conservação das tartarugas e dos oceanos através da música desde 2009. Incentiva e produz conteúdo musical para fortalecer a proteção às tartarugas marinhas, com mais de 30 canções autorais, algumas delas gravadas por artistas como Milton Nascimento, Lenine, Stanley Jordan, Flávio Venturini, Wagner Tiso, dentre outros. O Movimento Tamarear une vários artistas em prol da causa dos oceanos e das tartarugas e promove apresentações em vários locais onde o Tamar está, “um verdadeiro time de feras”, segundo o seu fundador e coordenador nacional, oceanógrafo e músico Guy Marcovaldi. Stanley também voltou, a convite de Guy, para fazer o lançamento simbólico do CD Tamarear, que foi lançado oficialmente em fevereiro/2016 por Milton Nascimento e Dudu Lima Trio, em apresentação memorável.
O Projeto Tamar começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Visite www.tamar.org.br
SERVIÇO
Dia 12/10/2016:
Às 17:00 - Soltura de um macho de tartaruga marinha reabilitado (evento gratuito, na praia ao lado da igreja).
@@@
Às 20:00 - Abertura com Luciano Calazans 30 anos de carreira.
Às 21:00 - Apresentação musical no palco do Tamar: Stanley Jordan com Dudu Lima, Ricardo Itaborahy, Ivan Conti (Mamão) e Leandro Scio.
Local: Palco do Tamar Praia do Forte, em Mata de São João, Bahia.
Ingressos: inteira 50,00 e meia 25,00 (à venda nas Lojas Tamar Aeroporto, Praia do Forte e Costa do Sauípe + Mr.Beer Shoppings Paralela e Salvador Shopping).
@@@
Dia 11/10/2016:
Às 20:00 - Workshop com Stanley: Efeitos da musicoterapia
Local: Palco do Tamar Praia do Forte, em Mata de São João, Bahia.
Ingressos: evento gratuito aberto ao público.
@@@
Dia 10/10/2016:
A partir do dia 10 de outubro, Stanley estará visitando o Tamar, revendo as tartarugas e os amigos, ou no TIVOLI, à disposição da imprensa. As entrevistas podem ocorrer no Restaurante do Tamar à beira-mar ou em passeio ao Centro de Visitantes. O TIVOLI Ecoresorts, onde os músicos estarão hospedados, também oferece espaço para entrevistas.
Mais informações sobre o show
e a soltura da tartaruga no dia 12/10:
Projeto Tamar Praia do Forte (71) 3676-1045
centrodevisitantes@tamar.org.br
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?