pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR Ubatuba é Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

15/10/2016 - TAMAR Ubatuba-SP passa oficialmente a contribuir com a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e os conhecimentos científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Leia mais. ↓

O Projeto TAMAR Ubatuba conquistou o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA, durante a 26ª Reunião do Bureau do CN-RBMA, realizada na cidade de Maceió, Alagoas, no dia 26 de setembro de 2016. Com a missão de contribuir com o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, que em 2016 completa 25 anos, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada pela UNESCO, através do Programa MaB (Programa Homem e a Biosfera) no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, ocupando 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica.

Para ser um Posto Avançado, o TAMAR Ubatuba precisou provar que desenvolve ações para a proteção e divulgação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, as três funções básicas para ser aceito como parceiro da Reserva. Com 25 anos de atuação no litoral de Ubatuba em prol da conservação e proteção das tartarugas marinhas, o TAMAR Ubatuba recebe anualmente 100 mil visitantes, dentre os quais estudantes e professores da rede pública.

Contando com a comunicação visual dos espaços temáticos e atendimento por monitores capacitados pela equipe do TAMAR, os visitantes podem conhecer as quatro espécies de tartarugas marinhas que existem na região, participam de atividades interativas e lúdicas, assistem a vídeos e palestras. Além disso, aproveitam programações culturais com temas do meio ambiente, da cultura da Mata Atlântica e de outros lugares do Brasil e do mundo. “Sempre nos preocupamos em oferecer ao visitante um olhar integrado entre a natureza e a cultura, entre a floresta e o mar. Exemplos disso são as placas informativas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica e os eventos que ajudamos a realizar, como o Festival da Mata Atlântica, ou que realizamos anualmente, como o Mês da Cultura Popular Caiçara", explica a coordenadora TAMAR Ubatuba, a oceanóloga Berenice Maria Gomes.

A conquista do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera beneficiará não apenas a própria instituição, mas os moradores e turistas de Ubatuba, já que os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, além de receberem coleção de publicações e comunicação que ficarão disponíveis para pesquisa pública. Saiba sobre outros Postos Avançados da RBMA.

TAMAR - O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental desenvolvido com as comunidades costeiras serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Visite www.tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras