pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

I DOC Regência: saldo positivo para a conservação socioambiental

15/12/2016 - Mostra de Documentários sobre o rio Doce agitou a vila de Regência. Leia mais. ↓

Regência (13/12/16) – Cerca de 300 pessoas, entre moradores, visitantes e turistas estiveram entre 21 e 27/11 na vila de Regência Augusta prestigiando o I DOC Regência – Mostra de Documentários sobre o rio Doce.

Ao todo foram exibidos 28 filmes e produções audiovisuais de autores do Espírito Santo, Minas, Rio, São Paulo e Pernambuco, além de um francês. Destes, 18 foram selecionados – com temas mais relacionados à tragédia no Rio Doce - e outros 12 convidados. Todos tinham em comum temas relacionados à questão das águas frente aos modelos de desenvolvimento e da necessidade de se compatibilizar crescimento econômico com a conservação socioambiental e das unidades de conservação no Espírito Santo.

O documentário Capibaribe: Da Nascente a Foz promoveu uma reflexão sobre como está a situação dos rios brasileiros e mostrou o que o Capibaribe tem de parecido com o Rio Doce. Já no documentário francês (HOME - MEU PLANETA, MINHA CASA) de Yann Arthus-Bertrand apresentou modelos de desenvolvimento em diversas partes do planeta e a relação destas populações com a água.

Foram exibidos documentários históricos do Rio Doce, desde 1932, como a viagem do presidente Getúlio Vargas pelo Rio Doce de Linhares até Regência, a primeira descida científica do Movimento Pró Rio Doce, em 1991, e que resultou na criação do comitê da bacia, além de documentários mais atuais.

Durante o festival, também foi promovida a oficina de fotografia e vídeo ambiental ministrada pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, do Instituto Últimos Refúgios. Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, puderam aprender com Merçon algumas técnicas de filmagens, de elaboração de roteiros e de edição. Um dos participantes, Vinícius, até criou seu próprio canal do Youtube, para divulgar seus vídeos.

O I Doc Regência, realizado de 19 a 17/11, além de exibir filmes, promoveu debates, como o “Mitigação dos Impactos da Lama Sobre o Rio Doce e o Mar”, entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Renova, criada para mitigar os impactos causados pelo rompimento da barragem - considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil e um dos maiores do mundo-. O tema foi debatido com uma plateia formada por moradores da Vila de Regência, em Linhares (ES), convidados e visitantes, onde os representantes da Fundação Renova detalharam o Plano de Recuperação Ambiental Integrado (Prai), que, entre outras coisas, está focado na estabilização e recuperação das estruturas desde o rompimento da barragem.

Permanece aberta no Museu de Regência, a mostra desenhos em grafite intitulada “Caboclo Bernardo - o Herói do Mar”, do artista Marcelo Alves, aberta junta com o I Doc Regência (20/11)

Acervo de vídeos guardará memória do rio e promoverá pesquisa

Criar um acervo audiovisual e estimular a pesquisa e a memória. Esses também foram objetivos do evento. Considerando a qualidade técnica e de conteúdo dos documentários, a expectativa é de que este Banco Audiovisual circule as escolas e demais espaços públicos de Linhares (ES) e outros locais. Todo o material deve ficar abrigado no Museu Histórico de Regência Augusta.

Organização

Além do Projeto Tamar/ICMBio, o evento foi organizado pela produtora Interferências Filmes, Associação dos Moradores de Regência (Amor) e Fundação Pró-Tamar; em parceria com o comitê da Bacia Hidrográfica do Barra Seca e Foz do Rio Doce, Associação Brasileira de Documentaristas do ES (ABD Capixaba), Pai Grande Filmes, Instituto Últimos Refúgios e do projeto Escola da Terra Capixaba.

O I DOC REGÊNCIA contou, ainda, com o apoio institucional local da Cia de Artes Regência Augusta, Escola EEFM Vila Regência e da Elos&Arte Produções e com a promoção da Rede Gazeta de Comunicações.

Centro Tamar/ICMBio

(27) 3222-1417

Assista: TV Ufes vai à foz do Rio Doce e participa do I DOC Regência 2016

Tartaruga Verde ou Aruanã

Ubatuba - SP

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras