pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR Florianópolis comemorou 1 milhão de visitantes em dezembro com soltura especial

20/12/2016 - Participação que ajuda a salvar as tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

No dia 17/12, o Projeto TAMAR Florianópolis-SC comemorou a marca de 1 milhão de visitantes. O dia começou com a chegada da visitante nº 1 Milhão, Adriana Elger Goetten, e seu companheiro Jonas Costa Hadres. Adriana ganhou presentes da loja oficial e ajudou a devolver ao mar uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) reabilitada, que foi capturada incidentalmente por pescadores em Bombinhas-SC, foi recolhida para cuidados e ficou 1 mês em recuperação até poder voltar para casa.

Adriana mora em Portão-RS e estava em Florianópolis para comemorar seu aniversário. A surpresa foi grande. Ela e Jonas ficaram muito contentes e empolgados com a oportunidade de soltar a tartaruga na praia e curtiram bastante o momento. Dois dias após a participação, perguntamos como se sentiu a nossa querida Visitante 1 Milhão: “Ainda não encontro palavras para descrever o momento que vivi no dia 17/12/2016. Um dia depois do meu aniversário ganhei o melhor presente que poderia, uma experiência única, indescritível! Como visitante 1 milhão, além de vários presentes, ganhei a honra de devolver ao mar uma tartaruga marinha que foi encontrada sem parte de uma nadadeira da frente, foi recolhida, amputada e cuidada com muito carinho pelo pessoal do Tamar. Pude conhecer as instalações, preparação da comida, consultório médico e um pouco mais sobre as pessoas que ajudam a realizar este trabalho tão bonito e tão necessário. Além de toda a emoção de vê-la retornando para seu lar pelas nossas mãos, confirmar a seriedade e cuidado que todos do projeto Tamar tem com nossos amigos do oceano foi realmente tocante”, contou Adriana. 

   

A coordenadora do TAMAR Florianópolis, Juçara Wanderlinde falou da importância das visitas que ajudam a salvar as tartarugas marinhas. "Cada pessoa que passa por aqui aprende um pouco mais sobre as tartarugas, sobre como é o esforço de conservação desde 1980, e é assim que conseguimos cada vez mais aliados para cuidar dos oceanos e dos bichos do mar. Toda a renda da loja e da bilheteria é revertida para as ações de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas e essa participação é muito importante para que o trabalho continue. Agradecemos a todos que estão sempre conosco, às 400 pessoas que participaram da soltura e especialmente à visitante que simboliza 1 milhão de amigos do Tamar Florianópolis e das tartarugas! Muito obrigada, Adriana! (e Jonas também!)".

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras