pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Nova cartilha traz o tema das mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos

27/01/2017 - Escolinha do TAMAR em Arembepe-BA: aprendendo sobre o mar de amanhã com as mudanças de hoje. Leia mais. ↓

Uma cartilha com informações sobre as mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos foi lançada pelos alunos da Escolinha do TAMAR. A publicação feita pelas crianças com a orientação das professoras retrata uma das principais ameças à sobrevivência das tartarugas marinhas, que vem sendo estudada em diversas áreas. Durante todo o ano, os alunos aprenderam, refletiram e produziram informações sobre os possíveis efeitos diretos desta ameaça à reprodução destes animais, além de outros perigos que enfrentam ao longo dos estágios de seu complexo ciclo de vida.

Ao término de cada aula, desenhos e textos eram feitos pelos alunos para formar a cartilha no final do ano letivo. "Eles se mostravam muito interessados sobre o tema e ao mesmo tempo também muito preocupados com todos os problemas causados pelo aumento da temperatura no planeta Terra", conta uma das professoras, bióloga do TAMAR, Manuela Borja. "Rodas de conversa ajudaram os alunos na compreensão de que cada um de nós é responsável por praticar atitudes que ajudem a reverter o atual ritmo do aquecimento global", completa Manuela. A cartilha foi entregue aos alunos no último dia de aula, arrancando sorrisos de todos os rostinhos que olhavam admirados os frutos de tanto empenho e dedicação.


"Gostei muito de ter participado mais uma vez dessa cartilha que vai viajar pelo Brasil todo. Achei legal a minha participação e desempenho esse ano, tenho orgulho de fazer parte de um trabalho muito lindo e que contém muitas informações sobre as tartarugas marinhas. Meus desenhos e poemas estão nesse livro incrível, estou muito feliz!", conta cheio de alegria, Breno da Costa Pinto, 14 anos, aluno da turma da manhã.

"Nossa cartilha é realizada durante todo o ano, então começamos a confeccioná-la desde os primeiros dias de aula. De acordo com o tema escolhido da cartilha, nós realizamos atividades para ela como desenho, poemas, textos, histórias, entre outros. Nossos desenhos precisavam ser lindos, criativos e bem coloridos para deixar a nossa cartilha ainda mais bela. Os poemas foram feitos em grupos com a criatividade e a inspiração de cada um. Com carinho, prestamos atenção nas aulas relacionada ao tema de nossa cartilha. No final, vimos um belo resultado, uma cartilha recheada de informações e desenhos coloridos!", disse o Jovem Aprendiz, Henrique Serafim, 15 anos, que ajudou todo mundo a mergulhar nesse mar de conhecimentos.

Clique aqui para baixar a cartilha

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras