pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR Ubatuba faz campanha no carnaval para conscientizar sobre a poluição no mar

21/02/2017 - Sensibilização e educação ambiental pela saúde das tartarugas e oceanos. Leia mais. ↓

Com a criatividade dos jovens do Programa Nosso Papel de Futuro, o TAMAR Ubatuba-SP fará campanha neste carnaval para conscientizar sobre a poluição no mar. O objetivo é sensibilizar e informar moradores e turistas sobre a ameça do lixo à vida das tartarugas e de todo o ecossistema marinho. A partir do conteúdo desenvolvido pelos 4 eixos do Programa, educação ambiental, protagonismo juvenil, artes e música, os jovens criaram duas histórias em quadrinhos que vão circular pelas praias da cidade neste verão.

O Programa de inclusão social e educação ambiental Nosso Papel de Futuro, que faz parte do Projeto TAMAR, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, envolve 20 jovens da rede pública de ensino em um curso ecoformativo de 1 ano e meio. As histórias em quadrinhos fazem parte da estratégia educativa desenvolvida desde 2013, quando o Programa adotou a Praia do Perequê-açú como foco pedagógico. “Os jovens fizeram o reconhecimento da praia, com estudos do meio ambiente e entrevistas com os donos dos quiosques. Elaboraram abaixo-assinados, fizeram limpezas de praia, confecção e instalação de placas educativas, além de um teatro circense apresentado para as crianças com temas da conservação marinha”, conta a coordenadora do Programa Nosso Papel de Futuro, Cláudia Espinosa.

 

O artista plástico e cartunista Alexandre Rodolfo fez oficinas com os jovens para ensiná-los a ver por diferentes ângulos e produziu junto com eles as histórias. “O entendimento da linguagem visual é fundamental para que possamos nos comunicar e compreender bem o mundo, ampliando muito nosso poder de reflexão”, destaca o professor. Com elementos do cotidiano das turmas e informações adquiridas por eles durante o curso e as ações na praia, as histórias indicam atitudes e comportamentos que colaboram com a saúde dos oceanos e das tartarugas. “A expectativa é gerar mudanças reais nos frequentadores das praias, para que cuidem coletivamente desse espaço compartilhado e tão especial”, completa Cláudia.

Ameaças à vida das tartarugas marinhas

Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

O TAMAR participa da Campanha ‘Duração do Lixo no Mar’, realizada em parceria com o Aquário de Ubatuba. “Embora seja um tema recorrente quando falamos em meio ambiente, o lixo é ainda um grande desafio para nossa civilização, pois requer uma mudança profunda nos padrões de consumo e produção, além da necessidade da responsabilidade compartilhada na destinação dos resíduos", explica a coordenadora de Educação Ambiental do TAMAR Ubatuba, Maria Luiza Camargo. Clique na imagem para ampliar o cartaz.

Conheça o espaço Lixo no Mar

O espaço 'Lixo no Mar', que fica no Centro de Visitantes, foi criado com uma proposta lúdica e interativa, como o ‘Túnel da barriga da Tartaruga’ e o ‘Lixômetro’, que demonstram a quantidade de lixo que as tartarugas ingerem no mar; e um painel feito de tampinhas e aro de bicicleta, que mostra a origem dos produtos consumidos diariamente por nós. Também propõe aos visitantes formas de contribuir direta e positivamente com a redução do problema.

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

Projeto Tamar Ubatuba-SP
Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá
Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
E-mail: tamaruba@tamar.org.br

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras