pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Escolinha do TAMAR participa do Criança Esperança 2017 e tem novidades

31/08/2017 - Cuidando do futuro dos oceanos e das novas gerações. Leia mais. ↓

A Escolinha do TAMAR Arembepe-BA foi contemplada pela quarta vez com o apoio da Unesco - Criança Esperança. Este ano foi possível construir uma nova cozinha, com adequado e amplo espaço para a preparação da merenda, e adquirir um carro para transporte de materiais nos dias de aula, equipamentos, vestimentas e cenários usados nas apresentações de valorização cultural. Uma horta comunitária já está sendo regada e cuidada todos os dias, fruto de trabalho coletivo e um dos espaços importantes para o crescimento da relação dos alunos com a natureza e com o lugar onde vivem.

Exemplo de sensibilização ambiental para reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente, a Escolinha do TAMAR acompanha a história da comunidade, incentivando atitudes positivas no dia a dia na convivência com os oceanos e as tartarugas marinhas. 

As aulas são gratuitas, 3 vezes por semana, e por um período de 3 horas, em horário oposto ao da escola regular, condição para as crianças participarem das diversas atividades oferecidas. Tem além da horta, um viveiro de mudas nativas, oficinas de arte, capoeira, danças regionais, futebol e percussão. A Escolinha recebe da Fundação Pró-TAMAR apoio organizacional e logístico. Mais de 600 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social já foram atendidos desde a criação da Escolinha.

  

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Tartaruga de couro ou gigante

Oceanário de Aracaju - SE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras