pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Um dia para lembrar de todos: 16/09, Dia Mundial de Limpeza de Praias

19/09/2017 - Amigos dos oceanos se juntam para alertar sobre os perigos da poluição. Leia mais. ↓

Um dia para lembrar de todos: 16/09, Dia Mundial de Limpeza de Praias

Praia do Forte-BA e Aracaju-SE

Como acontece todos os anos em setembro, em apoio à campanha do Dia Mundial de Limpeza de Praias (16/09), várias equipes do Projeto TAMAR se mobilizaram junto com as comunidades, parceiros e visitantes para lembrar que todas as pessoas são responsáveis pelos resíduos que se acumulam em nossos mares e praias. O TAMAR participou de ações de sensibilização e educativas com crianças, pais e amigos, que recolheram materiais deixados nas praias em Sergipe, na Bahia e no Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A Campanha do Dia Mundial de Limpeza de Praias Ocean Conservancy International Coastal Cleanup é o maior esforço coletivo de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo e teve início em 1986. Outra campanha, Clean Up The World, começou em 1995 a também juntar pessoas e ideias para limpar as praias e sensibilizar sobre o problema do lixo. Inspirados por estes e diversos aliados dos oceanos que se mobilizam e chamam atenção para um desafio enfrentado no mundo todo, neste dia especial foi importante e simbólico lembrar que em todos os outros dias devemos ter atenção com o que e onde descartamos.

Os impactos ambientais mais evidentes causados pela poluição dos oceanos estão relacionados à morte dos animais. Já existem registros de ingestão ou enredamento em lixo para a maioria das espécies existentes de mamíferos, aves e tartarugas marinhas.

A grande ameaça da pesca incidental - Para a conservação das tartarugas marinhas há outras ameaças ainda mais impactantes que o lixo. As pescarias costeiras e oceânicas cada vez mais contribuem com a mortalidade das espécies de tartarugas marinhas. A exemplo das redes de arrasto de peixe e de camarão, que matam tartarugas cabeçudas e olivas adultas em reprodução e, portanto, causam danos drásticos, pois interrompem o processo reprodutivo. Também as pescarias por espinhel e as redes-fantasma interagem com as tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das populações.

BAHIA

Praia do Forte - Junto com o Projeto Baleia Jubarte, Parque Municipal Klaus Peter, Escola São Francisco de Assis, Escola João Pereira Vasconcelos, Escola Finn Larsen, Escola Talk English, Hotel Iberostar Bahia, Hotel TIVOLI, grupos culturais Capoeira Esporão, Capoeira do Forte e outros membros da comunidade, o TAMAR Praia do Forte realizou o Dia Mundial de Limpeza das Praias 2017. Desde o início, o TAMAR conta com os parceiros locais para a realização do evento. Este ano, na véspera, um cineminha no Projeto Baleia Jubarte passou informações sobre o perigo do lixo marinho, com ênfase na problemática atual dos microplásticos presentes nos oceanos, e exibiu vídeos e um filme infantil sobre o tema. Os estudantes de escolas da região expuseram os trabalhos que desenvolveram sobre o tema tanto no Projeto Baleia Jubarte como na praça, no dia do evento, junto a outros materiais educativos expostos.

Participaram mais de 200 pessoas, que coletaram 477 kg de materiais retirados da praia. Em um outro trecho que foi limpo pelos hóspedes do Hotel Iberostar, entre o Hotel e Núcleo de Monitoramento das Tartarugas Marinhas, coletou-se mais 715 kg, resultando em 1.192 kg ao todo. "O principal resíduo continua sendo os diferentes tipos de plástico em vários formatos e estágios de conservação. O plástico é o tipo de resíduo que mais impacta a vida marinha, principalmente mamíferos, tartarugas e aves", conta a bióloga do TAMAR Luciana Veríssimo.

Arembepe - O TAMAR Arembepe participou da limpeza de praias junto com 400 pessoas da comunidade, incluindo associações de comerciantes, surfistas, moradores e visitantes, que se dividiram em três grupos para fazer a limpeza da praia do Rio Capivara e de parte da Aldeia Hippie. Vinte crianças da Escolinha do TAMAR acompanhadas de seus familiares ajudaram a fazer a limpeza pela praia a partir Praça das Amendoeiras até a base do TAMAR. Ao final uma tradicional mesa de frutas foi oferecida aos participantes.

Praias de Stella Maris e Ipitanga (Salvador) -   Limpeza da Praia de Ipitanga - 21/9- com Associação de Surf de Ipitanga e 80 alunos da escola Americo Simas. Participação do TAMAR no Campeonato de Surf Troféu Adriano de Souza, realizado no final de semana na praia de Stella Maris, em Salvador, com a presença do campeão mundial Adriano de Souza, com exposição de informações sobre as tartarugas marinhas e soltura de filhotes reabilitados. "Somos bem recebidos onde quer que passemos, um salve para os meninos da Revita- limpeza pública de Salvador, que tanto nos apoiam nos encalhes de tartarugas", diz a bióloga do TAMAR, Nathalia Berchieri.


Adriano de Souza e Nati do TAMAR

Sítio do Conde -  Em Siribinha, Coqueiro e Costa Azul, 95 participantes recolheram 250 kg de materiais em trechos curtos de praias, aproximadamente 4 km. No sábado, 23/09, também foi realizada uma limpeza de praias em Mangue Seco.

SERGIPE

O TAMAR Aracaju, em parceria com o Aju Hostel e o Receptivo Aju, participou da limpeza de praias. A programação teve início no Oceanário, com uma palestra sobre os impactos do lixo na vida marinha, em seguida os participantes realizaram uma ação de sensibilização junto aos bares e moradores, onde passaram informações e recolheram o lixo. Uma soltura de filhotes de tartarugas marinhas aconteceu na praia de Atalaia para finalizar o dia de reflexão e ação a favor da natureza. O evento contou com a participação de estudantes da UFS, IFS e moradores locais, totalizando 200 participantes.

CEARÁ

O Projeto TAMAR Ceará lembrou do Dia Mundial de Limpeza de Praia no dia 21 de setembro com a realização de um mutirão de limpeza na Praia de Almofala, com a participação de 54 crianças das turmas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I estudantes da Escola Maria Clarice de Andrade. Em 20 minutos de limpeza, foram coletados 57,5 kg de lixo, contendo plástico, alumínio, isopor, papel, peças de roupas, mochila, chinelo, vidro entre outros. Após a atividade, realizamos uma roda de conversa, apontando a importância da destinação correta dos diversos materias que podem impactar na saúde dos oceanos, de todos os bichos do mar e das tartarugas marinhas.

ESPÍRITO SANTO

A limpeza de praias aconteceu com um pequeno grupo na Praia Funda, em Vitória-ES, local onde ocorrem as solturas de tartarugas marinhas reabilitadas. Participaram 15 pessoas interessadas em saber mais sobre os perigos do descarte inadequado de resíduos para os oceanos. Foram passadas informações sobre a importância da responsabilidade que temos com o que descartamos e onde fazemos isso. Existe uma mobilização global para pensar soluções para o problema progressivo que o lixo vem causando à natureza e fortemente aos oceanos e a todos os seres que dependem deles.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras