28/11/2017 - Livros incríveis sobre o fundo do mar, conhecimentos tradicionais e acadêmicos sobre a Mata Atlântica e Oceanos, Histórias Infantis, publicações atuais sobre Ubatuba e o Litoral Norte de SP, são alguns dos temas do acervo da Biblioteca ↓
Nesta semana foi aberta ao público a Biblioteca do TAMAR, localizada no Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba-SP.
A Biblioteca passou a ser organizada mediante a certificação do Projeto TAMAR como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA, quando recebeu alguns exemplares de livros da própria Reserva.
Somou-se a estes o acervo técnico do Projeto Tamar, que há 35 anos conta com o patrocínio da Petrobras para proteger as tartarugas marinhas no Brasil, contendo publicações sobre as tartarugas, livros fotográficos, informativos, documentos, guias e cartilhas de educação ambiental, volumes infantis, mapas e revistas sobre a biodiversidade costeira e marinha.
Com foco na temática ambiental e com o objetivo de contribuir com a geração e multiplicação de conhecimentos e saberes necessários à sustentabilidade humana, a Biblioteca do TAMAR totaliza mais de 500 itens valiosos, que agora estão disponíveis aos moradores e visitantes da cidade.
Basta consultar o acervo baixando este arquivo no seu computador ou solicitar a listagem na bilheteria do Centro de Visitantes do TAMAR. A consulta é local.
“O TAMAR está orgulhoso em organizar essa Biblioteca e honrado em oferecer mais essa possibilidade de pesquisa a estudantes, educadores, curiosos e admiradores dos oceanos e seus maravilhosos habitantes”, diz a oceanóloga Berenice Gomes, coordenadora do TAMAR Ubatuba.
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
PROCEDIMENTO PARA CONSULTA NA BIBLIOTECA DO PROJETO TAMAR
1) Faça o download do arquivo com o acervo disponível em nossa Biblioteca, ou dirija-se à Bilheteria do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR Ubatuba para ser encaminhado à consulta do acervo;
2) Traga um documento de identidade com foto. Ele será imprescindível para a retirada de qualquer material do acervo bibliográfico;
3) Solicite a publicação à atendente da biblioteca. O empréstimo só será permitido para o uso do material bibliográfico dentro espaço do Projeto TAMAR e durante os horários de funcionamento da Bilioteca;
4) Após a consulta, devolva a publicação à atendente da Biblioteca, retirando seu Documento de Identidade... e volte sempre!
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h.
Sábado, das 10h às 12h.
PROJETO TAMAR | UBATUBA – SP
Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3832-6202 / 3832-7014
E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR
- Durante férias escolares (dezembro a fevereiro e julho): todos os dias das 10 às 20 horas.
- Durante o período letivo: Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
- Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
- 4ª feira fechado para manutenção durante período letivo.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha