pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

27 anos de CULTURARTE em Pirambu

28/11/2017 - Encontro de Cultura, Arte e Conservação de Pirambu/Sergipe. Confira a programação. ↓

O 27º CULTURARTE é o encontro de Cultura, Arte e Conservação, um dos principais eventos culturais de Sergipe. Trata-se de uma grande mostra anual que alia tradições culturais ao programa de conservação das tartarugas marinhas. Foi criado com o objetivo de fomentar a educação ambiental através da arte, reunindo a comunidade, turistas e visitantes das cidades vizinhas. Com o patrocínio da Petrobras há 35 anos, o Projeto TAMAR incentiva e apoia mais um ano deste tradicional festival da cultura sergipana.

Esta edição acontece entre os dias 01 e 03 de Dezembro de 2017 e tem como tema “Resistência e Diversidade Cultural”. Manter as tradições culturais  vivas e promover a conservação através da valorização da cultura é o que inspira os organizadores do evento. A programação contará com soltura de filhotes de tartarugas marinhas na praia, café cultural com seminário, apresentações de grupos musicais e artísticos locais e cortejo de grupos folclóricos da região. As reuniões entre a comunidade, o TAMAR e a Prefeitura Municipal de Pirambu, através da SeCult-Pirambu, para organizar o evento estão acontecendo desde outubro desse ano.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Clique na imagem para ampliar.

PROGRAMAÇÃO

01/12 (Sexta-Feira)

07h | ABERTURA -  Soltura de Filhotes de Tartarugas Marinhas na praia de Pirambu

Local de encontro: Clubinho da Tartaruga

09h | Café Cultural | Local: Clubinho da Tartaruga

Temática: Resistência e Diversidade Cultural

Palestrante: Aline Serzedello Vilaça

Mestrada em Relações Etnicoraciais e Professora no Departamento de Dança Da Universidade Federal de Sergipe

Instrutor: Agnaldo Silva | Local: E.M Mário Trindade Cruz

15:30h | SEXTA CULTURAL - Exposições e Apresentações Artísticas / Musicais

Local: Largo do Culturarte (Praça de Eventos)

Participação das Escolas:

Colégio Experimental, Escola  Municipal Mário Trindade Cruz, Colégio Estadual José Amaral Lemos.

Apresentações Artísticas Locais:

Romário, Green Fire, Irmãos de Rua, Tripulação D’Browns, Ingrid Rodrigues, Mirele Rodrigues,  Banda Ukorre, Tânia Biriba e Lula Teles, Experimental Dance, Adryan Luiz “O Vaqueiriho”, Paulinho, Davi Helen, Projeto Dance a Vida, Mc Frankinho e Grupo Sambar.

02/12 (Sábado)

15h | Cortejo de Grupos Folclóricos pelas ruas de Pirambu

Local da concentração: Em frente da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

Apresentações no largo da Culturarte (Praça de Eventos)

Capoeira Unidos nas Tartarugas (Pirambu), Capoeira e Reisado Mirim (Pov. Ponta dos Mangues, Pacatuba), Grupo Folclórico Lariô da Tartaruga (Pirambu), Grupo Folclórico Ilariô (Pirambu), Bacamarteiros (Pov. Aguada, Carmópolis), Grupo Infantil Batucada (Pov. Abaís, Estância), Samba de Roda (Pov. Patioba, Japaratuba), Guerreiras Negras do Quilombo da Patioba (Pov. Patioba, Japaratuba), Carimbó (Barra dos Coqueiros), Batalhão e Bacamarteiros Senhor do Bonfim (Pov. Aldeia, Santo Amaro das Brotas).

03/12 (Domingo)

08h | Roda de Capoeira Angola | Grupo Unidos nas Tartarugas

12h | Cerimônia de entrega de certificados aos participantes do evento

Local: Clubinho da Tartaruga

Tartaruga de pente ou legítima

Florianópolis - SC

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras