31/08/2018 - Acompanhe Na Trilha da Transformação no Canal OFF. Saiba mais ↓
O documentário Na Trilha da Transformação, exibido no Canal OFF, tem como protagonista Nina Marcovaldi, filha do casal de oceanógrafos Guy e Neca Marcovaldi, fundadores do Projeto TAMAR. Em parceria com a JEEP, ela refaz a trilha percorrida pelos pais no fim da década de 70 e redescobre o legado de transformações onde o Projeto foi implantado na costa brasileira.
A partir dos anos 80 veio a consolidação dos estudos científicos com o levantamento das áreas de desova, em 1982, em seguida a parceria com a Petrobras e a expansão pelo litoral da conservação e pesquisa das tartarugas marinhas junto às famílias litorâneas tradicionais, como acontece até hoje. Nina revisita o passado e passeia pelo presente com vistas para o futuro da proteção às tartarugas.
César, Elma e Nina no Abaís, em Sergipe Ep.04
Exibindo lindas imagens, a primeira temporada dividida em 4 episódios destaca as belezas naturais dos municípios e vilas. Da Praia do Forte na Bahia, a Florianópolis e Itajaí em Santa Catarina, Ubatuba em São Paulo, até Aracaju, Abaís e Ponta dos Mangues em Sergipe, Nina mostra o trabalho de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas em parceria com os pescadores e moradores locais. Educação ambiental, inclusão social e sustentabilidade, o papel da sensibilização e o trabalho com crianças e jovens dão um pouco da dimensão do legado da conservação das tartarugas e da continuidade dos esforços para proteger esses animais ameaçados de extinção.
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Mais informações visite www.tamar.org.br ou ligue 71 3676-1045
Confira os horários d exibição dos episódios na programação do Canal OFF:
http://canaloff.globo.com/programacao.html
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha