pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Cartilha da Escolinha mostra importância do cuidado com os oceanos e rios

03/01/2019 - Uma incansável maré de conhecimento é o título da 6ª cartilha da Escolinha do TAMAR. Leia mais. ↓

A Escolinha do TAMAR lançou em dezembro sua 6ª cartilha com os principais temas abordados durante o ano de trabalho com os alunos. O lançamento contou com a presença dos pais, familiares e amigos. Na Praça dos Coqueiros, em Arembepe-BA, teve apresentação do "Tata Meu Boi" e distribuição de mudas nativas, doadas pela CLN e Instituto Fábrica de Florestas, para as crianças e a comunidade.

A cartilha "Uma incansável maré de conhecimento" aborda as atividades realizadas pelas crianças e adolescentes da Escolinha durante o ano de 2018. Com temas sobre a "água como rota para a vida" trabalhados de várias formas, a publicação traz as tartarugas como embaixadoras dos oceanos, suas migrações, os rios da região e os resultados da análise da qualidade da água do Rio Capivara. As análises são fruto da parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica do Programa Observando os Rios. Esta edição traz ainda a importância dos oceanos para a humanidade, as ameaças à sobrevivência da vida marinha e como cada um pode fazer a sua parte.

Escolinha do TAMAR
A Escolinha do TAMAR é um espaço de educação ambiental, inclusão social e valorização cultural do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil. Exemplo de sensibilização ambiental para reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente, a Escolinha acompanha a história da comunidade, incentivando atitudes positivas no dia a dia na convivência com a natureza. O processo educativo é determinante para a identificação dos alunos com o meio ambiente, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar em seus contextos sociais.

A Escolinha do TAMAR atende anualmente 60 crianças com faixa etária entre 6 e 14 anos, divididas em duas turmas (matutino e vespertino). As aulas são ministradas gratuitamente 3 vezes na semana por um período de 3 horas, em horário oposto ao da escola regular, condição para participar. Foi idealizada inicialmente como um programa de educação ambiental e inclusão social pela Fundação Pró-TAMAR com apoio da Avina e contou com apoio da Unesco-Criança Esperança para sua implantação.

Conheça a cartilha 2018 da Escolinha do TAMAR

Clique na imagem para baixar a cartilha em PDF.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

Arembepe - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras