12/12/2019 - O evento realizado em sua nona edição, comemora o aniversário da Base de Ubatuba que completou 29 anos de atividades... ↓
No último dia 07 de dezembro, a equipe do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar de Ubatuba realizou a Corrida de Canoas “Amigo Pescador”, na Praia do Perequê-Açu. O evento realizado em sua nona edição, comemora o aniversário da Base de Ubatuba que completou 29 anos de atividades, além de homenagear os pescadores, principais parceiros do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar no programa de pesquisa e conservação das tartarugas na região.
Este ano, a prova de 4 remos masculino percorreu a distância de 6 km, com a chegada da canoa vencedora com o tempo de 35 minutos. Em anos anteriores, a prova teve percursos mais longos, chegando a 12 km em 2018, na prova realizada na Vila de Picinguaba. Também foram realizadas as provas de curta distância na categoria dois remos feminino e dois remos infantil.
Este evento esportivo foi realizado junto da programação do 3ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba, evento realizado pela Associação Amigos do Museu Caiçara e Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara – Iphan, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), da Secretaria Municipal de Educação e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).
A Festa teve a participação de grupos de Fandango vindos do litoral do Paraná (Guaraqueçaba e Paranaguá), do litoral Sul Paulista (Cananéia, Iguape e Peruíbe) e Litoral Sul Fluminense (Paraty). Aproveitando que todos prestigiaram o evento na praia, foi improvisada uma prova masculina de três remos, com as equipes de “fandangueiros”, competindo entre si! A prova contou com uma equipe do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, composta dos biólogos Vinícius e Ícaro, ficando a governança (leme) da canoa sob responsabilidade do Coordenador Técnico Henrique Becker. Chegaram em quarto lugar!
Os primeiros colocados de cada prova receberam troféus e kits de brindes do Projeto TAMAR/Fundação Pró-Tamar. Todos os participantes receberam camisetas do evento e participaram de um almoço de confraternização. A organização da corrida contou com o valioso apoio da Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara – AARCCA. Ao término da corrida, foi realizada a devolução de uma tartaruga reabilitada ao mar!
O apoio às tradições culturais é parte das atividades de envolvimento comunitário realizadas pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar em diversos estados brasileiros. A valorização da cultura local contribui para a organização social das comunidades e cria um ambiente favorável para o diálogo sobre a conservação ambiental junto das comunidades tradicionais.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha