pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Gabriel o Pensador inspira jovens do Programa Nosso Papel de Futuro

31/10/2017 - Música Fé na Luta foi cantada junto com o compositor durante a apresentação no Casco Acústico do TAMAR Ubatuba-SP. Saiba mais. ↓

Gabriel o Pensador inspira jovens do Programa Nosso Papel de Futuro

Foto: Mariana Vergara

O compositor, músico e contador de histórias Gabriel o Pensador subiu ao palco do Tamar Ubatuba para agitar o público presente de aproximadamente 800 pessoas, na última noite da primeira etapa do projeto “Primavera das Tartarugas” (14/10). Realizado com o apoio da Arcor Brasil, através da marca Tortuguita, via Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – Programa de Incentivo à Cultura – PROAC/ICMS, com produção da Paraquedas Produções e a Tita nas Nuvens Produtora, o evento teve oficinas, apresentações culturais e musicais.

Um dos momentos marcantes foi o convite do Pensador aos jovens do Programa Nosso Papel de Futuro para cantarem uma de suas canções, Fé na Luta. Antonieta Letícia, que integra o programa de ecoformação e tem uma super voz e alma de artista, conduziu a galera com maestria e junto com Gabriel arrepiou os pelos do público! A emoção invadiu o lugar, todo mundo cantou junto e vibrou com a desenvoltura das meninas e meninos no palco. Gabriel ainda convidou duas crianças da plateia para se juntarem, teve performances reveladoras de talentos. “Brilhante essa nova geração que vai cuidar das tartarugas e dos oceanos! Ainda há esperança, o sim é mais forte que o não, fé na luta temos muita!”, diz Berenice Gomes, coordenadora do TAMAR Ubatuba.

“Hoje eu vim pra te mostrar que o bem é mais forte que o mal
Que o sim é mais forte que o não em tudo nessa vida
Vim te dizer que tem vitória no final
Pode acreditar que sim e duvidar de quem duvida
Vou te mostrar que o bem é mais forte que o mal
Que o sim é mais forte que o não em tudo nessa vida
Vim só pra te ver com a vitória no final
Pode crer que sim e duvidar de quem duvida”

(Vale muito ler a letra completa – Fé na Luta, Gabriel o Pensador)

Veja a apresentação em vídeo.

Nem a chuva conseguiu desanimar a plateia, que dançou e cantou os grandes sucessos de um dos pioneiros do movimento hip hop no Brasil. Durante a apresentação, Gabriel  improvisou uma rima para o TAMAR e as tartarugas, levando todos ao delírio! Que momento!

Fotografia
A oficina de “Foto Pinhole”, realizada pelo fotógrafo Rogério Vilas Boas, dexiou todo mundo interessado em capturar instantes por conta própria. A câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente, sendo uma prática de baixo custo e simples de se fazer. Com a participação de 20 crianças e jovens, a oficina despertou a curiosidade e o interesse pela fotografia. A melhor parte ficou na reação das crianças ao verem a revelação de seus trabalhos. 

Papel reciclado
A galera do Nosso Papel de Futuro também realizou uma oficina de papel reciclado artesanal, chamando a atenção para a reciclagem de materiais que normalmente são descartados e levantando questões como a poluição dos oceanos e do meio ambiente. Os 18 participantes puderam aprender as técnicas da produção de papel reciclado, com texturas e até aromas. Uma experiência para a vida.

Circo
No período da tarde, a 1ª Trupe de Circo de Ubatuba realizou uma oficina de circo com o público jovem e infantil, ensinando técnicas de malabares e tecido acrobático, uma prática que ajuda a vencer o medo de altura, trabalha a coordenação motora e estimula o autoconhecimento. A diversão foi garantida para as 25 crianças que participaram e saíram com os olhos brilhando. De noite, a Trupe subiu ao palco e encantou o público de cerca de 120 pessoas com a apresentação do “Circo Lunático”, trazendo a magia do mundo circense, palhaços de pernas de pau, acrobacias, malabares, tecido acrobático, equilibristas e argola trapézio. 

Música de tartaruga
A banda Os Cascudos, formada por músicos de Ubatuba, interpretou canções do Projeto Tamar, falando das tartarugas, conservação dos oceanos e sobre a história do TAMAR. Todos os músicos são ótimos e Ieda Terra parece uma fadinha a capturar nossa atenção para o que ela diz suave cantando.

Música para os bichos do Brasil
Paulo Bira subiu ao palco trazendo Brasileirinhos: músicas para os bichos do Brasil. O repertório é baseado em uma consagrada série de livros ”Brasileirinhos” (Ed. Cosac & Naify), do poeta Lalau e de sua parceira ilustradora Laurabeatriz, que mostra às crianças mamíferos, aves, répteis e insetos que, infelizmente, integram as listas de animais em extinção em nosso país. Paulo Bira musicou vários desses poemas/bichos no CD homônimo lançado em 2010 que foi um dos 5 indicados ao prêmio Grammy Latino 2010 na categoria 'melhor álbum de música para crianças'. Não teve quem não dançasse e se interessasse pela cantoria da bicharada, crianças, jovens e adultos curtiram de montão, quem disse que criança não gosta de música boa se enganou, meu irmão!

Soltura de tartaruga marinha
Um público de aproximadamente 200 pessoas acompanhou a soltura de tartarugas marinhas na praia do Itaguá. A ação em devolver tartarugas marinhas ao ambiente natural sensibiliza e emociona as pessoas ao redor. Participar desse momento com a presença de Gabriel o Pensador foi ainda mais especial. O músico outra vez monstrou seu carisma e entusiasmo em apoiar e participar da conservação das tartarugas marinhas.

Essa foi a primeira etapa do projeto Primavera das Tartarugas. A segunda etapa acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro. Não perca!

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Conta com o patrocínio da Petrobras desde 1982, sendo atualmente por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Tartaruga Oliva

Vitória - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras